quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Notícia MIBE em jornal regional



MIBE – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MORGADO DE MATEUS
            O mês de outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. “Aprende a descodificar o teu mundo” é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL).
            Para quem não sabe, hoje a biblioteca escolar é uma estrutura fundamental nas escolas, pois é o espaço por excelência de acesso à informação e ao conhecimento. Bibliotecas sombrias, em que os livros se encontravam encerrados em estantes e onde tudo era silencioso cheirando a mofo, é algo que já não existe.
            Experimente visitar a biblioteca da escola do seu filho.
            Constate a diferença – espaços amplos, arejados, bem iluminados, atrativos, onde todos são acolhidos por gente simpática disposta a ajudar e a cativar os mais novos para o mundo da leitura e do conhecimento, proporcionando a utilização de vários suportes (livro, revistas, jornais, computadores, tabletes, vídeos).
            Com o tema proposto, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus têm desenvolvido diversas atividades para facilitar essa descodificação do mundo, tão necessária aos mais jovens. Entender o mundo não é fácil, parece ser um desafio para a vida de todos e cada um tem a liberdade de o entender à sua maneira. É importante que assim seja, no entanto podemos indicar aos nossos alunos quais os caminhos que podem levar a essa descodificação e esses passam certamente pela biblioteca escolar, que funciona como uma janela aberta para o mundo.
            Acreditamos nisso!
            Atividades realizadas ou em curso:
            - O Rock está na escola (abertura do MIBE com os músicos Acrolat’in)), Apresentação de novos blogues, Uma BE de todos e para todos, Lendas Portuguesas (exposição), Picasso (exposição), Feira do livro (17/ 21 de outubro), Encontro com uma escritora (Leonor Mexia), Formação do utilizador da biblioteca, A biblioteca vai à sala de aula, Ler na BE, Correio da BE, Idolomania (Harry Potter), Ler arte na arte de ler, Viajar na escrita, Projeto Descomplicar as TIC em Rede, Saber + porque sim (Manuel de Arriaga), Comentárium, É notícia, Escritores à conversa, Festa da biblioteca (20 e 21 de outubro) e Tuna vem à escola— (encerramento com In'Vinus Tuna).

AQ

Sem comentários:

Enviar um comentário