sexta-feira, 9 de março de 2018

SEMANA DA LEITURA


Do dia 5 ao dia 9 de março decorreu a semana da leitura que, este ano, foi subordinada ao tema “Literatura e Cinema”.
É um facto que na base de um grande filme está uma grande história saída da imaginação e conhecimento de um escritor que partilha as suas ideias com os outros através da linguagem escrita ou oral.
Partindo desta evidência procedeu-se ao arranque das atividades desta semana com “Abertura com Leitura”.

Pré-escolar
Os mais pequeninos visualizaram um PowerPoint com a história resumida do cinema de animação produzido pelos estúdios da Walt Disney.
Que prontidão e entusiasmo a descobrirem títulos, quer de livros, quer de filmes a partir das imagens apresentadas… Pura magia!

  

1º Ciclo
A leitura e exploração do texto “Cinema – A Sétima arte” despertou em muitos alunos mais curiosidade pelo tema e, nas várias turmas, foram realizados e concluídos trabalhos de pesquisa, registo, impressão, pintura, colagem e outros destinados à montagem da micro metragem “De uma varanda para o mundo do cinema”.

        
 

A turma C8 também participou na “Oficina de Brinquedos Óticos”, atividade orientada pela Cinanima Júnior. Realizaram-se experiências, aconteceram descobertas, esclareceram-se dúvidas e registaram-se conclusões. Foi espetacular como é quase tudo em cinema!

      

Leitura/Cinema; Cinema/Filme e foi isso mesmo, filmes para todos!
“Trolls” para as crianças do Pré-escolar; “Charlot” para o 1º, 2º e 3º anos e para os finalistas “O meu tio” de Jacques Tati.

 


“Encontro com…”
Na semana da leitura não podia faltar o encontro com um escritor.
Carlos Nuno Granja agraciou a pequenada com uma sessão bem animada! O Grilo que virou doutor e a biblioteca que mesmo abandonada conseguiu dar uma história engraçada, pôs toda a gente alvoroçada e tornou a atividade muito participada… (A prosa poética marca a obra literária deste autor).

   

Para encerrar a semana fez-se a apresentação dos trabalhos produzidos e partilharam-se ideias sobre o porquê de todos os anos se comemorar a Semana da Leitura.

          


Sem comentários:

Enviar um comentário