quinta-feira, 26 de abril de 2018

…..O PROJETO DA SALA 3 CONTINUA….


A leitura das histórias “A Joaninha Vaidosa” e “A joaninha procura um Amigo” foi o mote para o desenvolvimento do projeto, “As Joaninhas” na sala 3 do pré-escolar.
Apesar de pequeninos a motivação era muito grande. A curiosidade e a sede de aprender esteve patente. A visita à Natureza e a recolha de joaninhas no seu habitat foi muito importante, pois de lupa na mão todos as crianças conseguiram ver o que tinham aprendido oralmente. Foi espetacular ver o seu entusiasmo nesta atividade.
Trabalharam a matemática através da contagem e da geometria, a música e a expressão dramática, a poesia com a descoberta de quadras a partir da lengalenga tradicional “joaninha voa voa…”que depois declamaram. Também investigaram o desenvolvimento/metamorfoses da joaninha bem como a sua alimentação e as suas características físicas, entre outros aspetos.
O momento da devolução das joaninhas ao seu habitat foi emocionante para estes pequenos descobridores. As joaninhas que tinham, calmamente, permanecido dentro dos recipientes, ao sentirem o contacto com os raios solares, agitaram-se e logo começaram a voar! Foi fantástica esta experiência!
As atividades estão bem documentadas tanto nas fotos como nos vídeos que se seguem.
Estão todos de PARABÉNS!




















Sem comentários:

Enviar um comentário