segunda-feira, 8 de junho de 2020

Curiosidades...


   "Curiosidades são como a própria palavra indica, tudo aquilo que, por ser raro ou estranho, é curioso. Verás que de facto tem uma explicação.
   Vocês terão, por exemplo, notado que os gatos veem de noite. Mas terás perguntado por que é assim? Tais interrogações nem sempre surgem ou se surgem, nem sempre há quem as esclareça."

Se com estas curiosidades foram interessantes, valeu a pena!

1- Porque é que os bebés precisam de dormir mais?

- Os bebés precisam de dormir mais do que os adultos, no entanto, acordam em intervalos menores. Isso ocorre porque seu sono é regulado pelas sensações de fome e saciedade e não pela alternância entre dia e noite e, ainda, por terem alguns sistemas imaturos,. Normalmente eles dormem cerca de 13 horas diárias.



2- Como bebe a girafa?

- A girafa, como é muito alta (chega a atingir cerca 5 metros de altura), tem certa dificuldade em beber. Daí que, para chegar com a boca à água, tem necessidade de abrir as patas dianteiras – como os pés de um cavalete -.





3- Porque veem os gatos de noite?

-  Apesar de não serem capazes de distinguir muitas cores, os gatos detetam no escuro qualquer movimento. Mesmo nas trevas veem cerca de seis a oito vezes melhor do que os humanos, isso deve-se a um maior capacidade de receção de luz. As pupilas felinas dilatam mais do que as dos humanos, quando há pouca luz ou mesmo na escuridão.



4- Porque põem ovos as galinhas?

- As galinhas põem ovos para os chocarem e terem pintainhos. Apenas os ovos galados/fecundados podem dar origem a pintainhos, se forem chocados pela galinha. Mais tarde, os pintainhos sairão dos ovos, por sua iniciativa,  quando adquirirem força e partirem a casca com os seus pequenos bicos.
O que sucede é que, na maior parte das vezes a galinha não chega a chocar os ovos e estes passam a ser um ótimo alimento para todos nós.




Fonte: "Novas flores para as crianças" de Fernando Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário